Nenhum comentário


Barra de botões

Outro componente que facilita a utilização dos sistemas é o Toolbar (Win32), onde podemos incrementá-lo com imagens de fundo (utilizando em conjunto com o Coolbar), agrupamento de botões (onde somente um botão pode ser marcado de cada vez) e a customização dos botões.

Adicione um Toolbar no formulário e alguns botões (clique com o botão direito e escolha New Button). Vamos deixar a barra como a do Internet Explorer, onde ao passarmos o mouse sobre os botões, os ícones mudam de cor.

 

Coloque dois ImageList no formulário e no primeiro adicione ícones que serão mostrados na barra. No segundo adicione os ícones que aparecerão quando o mouse passar pelo botão (disponha-os na mesma ordem do primeiro ImageList).

Na propriedade HotImages do Toolbar indique o ImageList1, e nas propriedades Images e DisabledImagens configure com o ImageList2. Rode e teste.

 

Para adicionar e remover os botões da barra em tempo de execução, altere a propriedade Customizable para True, e depois (com a aplicação rodando) dê um duplo clique no componente. Isso irá mostrar o assistente para personalizar a barra de ferramentas.

 

Para mostrar o rótulo do botão utilize a propriedade ShowCaptions da barra, e em List o rótulo aparece ao lado do ícone. Selecione alguns botões e altere para True a propriedade Grouped e em Style para tbsCheck. Quando o usuário clicar no botão, ele ficara “marcado”, e sairá desse estado somente quando um outro botão do grupo for pressionado (no mesmo estilo dos botões de alinhamento do Word).

 

Caso você deseje que um botão fica pressionado e somente com um novo clique do mouse, volte ao estado normal (como por exemplo, os botões de formatação do Word, negrito, Itálico, Sublinhado), altere a propriedade AlowAllUp para True e em Style configure para tbsCheck.

 

Podemos criar botões ao estilo do botão Run do Delphi, onde mostra um menu ao clicar na seta do botão. Altere a propriedade Style do botão para tbsDropDown, e ligue um PopupMenu na propriedade DropDowMenu. Na Figura temos os exemplos citados anteriormente do Toolbar.

 

Figura. Incrementando o Toolbar