Nenhum comentário


Customizando Atalhos no Visual Studio

 

Dica publicada no blog de Rodrigo Sendin (http://www.rodrigosendin.blogspot.com.br)

 

O Visual Studio possuí dezenas de teclas de atalho para acessar seus recursos. Um programador experiente usa muito pouco o Mouse e faz uso desses shortcuts para aumentar a sua produtividade.

 

Porém, nem todos os recursos do Visual Studio estão vinculados à teclas de atalho. Em minha busca por eliminar a necessidade do Mouse no meu dia-a-dia, senti falta de atalhos para dois comandos que uso muito, o CheckIn e o Get Latest Version. Esses dois comandos são fundamentais para quem trabalha com o Team Foundation Server.

 

Apesar de não existir atalhos pré-definidos para esses comandos, o Visual Studio nos permite customizar os nossos próprios atalhos, atribuindo combinações de teclas à comandos da nossa escolha.

 

Para criar um novo atalho, basta ir até Tools / Options / Environment / Keyboard. Nessa janela você deve primeiramente encontrar o comando para o qual deseja atribuir o atalho.

 

Você encontra o CheckIn do TFS como File.TfsCheckin, e o Get Latest Version comoFile.TfsGetLatestVersion.

 

Em seguida basta pressionar a combinação de teclas que deseja usar para o atalho, dentro do campo "Press shortcut keys". Para finalizar clique no botão Assign.

 

 

 

Note que se você usar uma combinação de teclas que já está sendo usada para outro comando, o Visual Studio vai te avisar no campo "Shortcut currently used by". Você pode substituir se quiser, alias pode modificar as teclas de atalho de qualquer comando disponível aqui.

 

Você também pode definir o escopo onde o atalho deverá funcionar, através do campo "User new shortcut in". Se quiser que o atalho funcione de qualquer parte do Visual Studio, basta manter selecionada a opção Global.

 

Por último, o botão Reset que temos nessa mesma janela, pode ser bem útil se quisermos voltar tudo no padrão do Visual Studio.

 

Grande Abraço e até a próxima!