Nenhum comentário


Configurando um alias

Podemos configurar o Firebird para utilizar um alias para a conexão com o banco de dados. Isso nos trás a vantagem de termos na aplicação somente o alias do banco, aumentando assim a segurança da aplicação (atualmente, temos softwares que conseguem acessar as informações de um executável e conhecer o caminho do banco e senha).

 

Para realizar essa tarefa, abra o arquivo aliases.config no diretório de instalação de banco e digite o seguinte valor:

 

MeuAlias = localhost:C:\banco\database.fdb

 

Note que temos um exemplo no arquivo que esta comentado (com o caractere #). Agora na aplicação, basta usarmos o alias, como: localhost:MeuAlias na string de conexão.

 

Nota: No item localhost, do código anterior, você pode alterar para o IP do servidor que esta rodando o Firebird.

Alterando a porta de conexão

A porta de conexão padrão do Firebird é 3050. Caso essa porta esteja impossibilitada de ser utilizada, basta alterarmos o arquivo firebird.conf (presente no diretório de instalação do Firebird). Procure pela seção TCP Protocol Settings e descomente a linha RemoteServicePort (remova o caractere #). Altere o valor para, por exemplo: 3051.

 

Assim, o Firebird ficará “escutando” na porta 3051 as requisições feitas ao servidor. Na string de conexão, devemos alterar, para informar em qual porta estamos conectando ao banco, como no seguinte código:

 

localhost/3051:C:\caminhodobanco.fdb

 

Também, podemos fazer a alteração no alias que criamos anteriormente, alterando em apenas um local a string de conexão.